“Comecei vendo minha irmã patinar. Eu era meio hiperativo e ficava pulando para cima e para baixo”, lembrou. A opção de ser patinador provocou reações adversas nos colegas. “Quando eu entrei era comum [o preconceito]. Mas, com o tempo, as pessoas foram se acostumando”, disse.
Inicialmente um hobby, a patinação passou a ser coisa séria, e Lucas teve de intensificar os treinos. Um ano depois, os professores perceberam nele o potencial para competições. “Tem poucos homens na patinação.”
O treino dura, em média, duas horas por dia, durante três dias por semana. Em épocas de campeonatos e apresentações, os treinos e ensaios são mais longos. Nada que lhe tire o prazer de patinar. “É emocionante”, define.
É justamente através do exercício físico que se alcança a satisfação. “É uma atividade esportiva e cultural”, explica a professora de patinação Juliana Bicalho. De acordo com ela, o esporte é uma atividade completa.
Juliana aponta que, durante os treinos, aquecimentos e ensaios, os exercícios e movimentos ajudam a desenvolver diversos aspectos físicos e motoros. “A patinação desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a postura, a lateralidade, a agilidade, o raciocínio, a concentração e o ritmo”, disse.
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?id=1055113
Artigo de opinião
Na maioria das vezes as pessoas não conseguem ver de primeira um artista, um excelente talento que pode nos representar não só fora do estado e sim pra outros paises, elas vêem alguém que simplesmente patina, elas olham achando que é fácil ficar em cima de 4 rodas, elas não conseguem enxergar a arte, a cultura que tem por trás disso; todo e treino e trabalho que eles tiveram para alcançar a perfeição.
A patinação é considerada um dos esportes mais belos, pela sua graça e por sua expressão. Além de proporcionar benefícios na saúde do individuo como desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, entre outros. Esse esporte deveria se tornar mais valorizado no Brasil, não ser visto apenas como um esporte qualquer, mas sim como uma arte que nos prende a assistir cada vez que um patinador entra em uma arena. Além de tudo acabar com os estereótipos e preconceitos quanto a patinação masculina.